Semana dos que me Ins_piram: 1-Steve McCurry

Dando início à série dos três fotógrafos que me ins_piram. Apresento um mestre mundialmente conhecido.
Steve McCurry é um nome recorrente entre os grandes veículos midiáticos da fotografia. Lembrado pelas cores maravilhosas que consegue explorar em seus filmes, seja pela aproximação intimista com os retratados.
Fotojornalista de guerras para a revista National Geografic, passou por várias zonas de guerra que nem para seu pior inimigo você teria coragem de enviá-lo. Mas ele esteve lá, no Afeganistão por exemplo, no ínicio da guerra contra os países árabes.
 E não apenas mostrou ao mundo o lado da guera. Mostrou o lado humano.

Suas viagens por países como Índia, Indonésia e Paquistão, fizeram dele um apaixonado ela cultura milenar destes países e outros do sudeste asiático.

Em 1981 à serviço da National Geographic, ele emplacou a capa da 'garota afegã'. Dita por muitos como a Monalisa contemporânea. Um ícone pop dos tempos modernos.

No ano de 2010, eu fui à uma palestra de Steve McCurry aqui no Brasil, foi uma verdadeira aula. Uma das coisas que ele falou na ocasião, era de como se aproximar de um retratado mesmo estando em um país com tantas leis religiosas, para mim é de certo modo é fácil fazer, é chegar com 'bom-humor'. "Dizendo um 'Oi'. Mas sempre respeitando o ser humano, demonstre que está interessado em retratá-lo como um ser humano, não como algo."
Aqui tem uma série de mini-entrevista para o canal PraidonPress no YouTube > One-Minute Masterclass - Steve McCurry. Confiram as outras mini-entrevistas pelo canal.

Ficou interessado em saber mais das obras do Steve McCurry?! Então vá ao Instituto Tomie Ohtake para apreciar muitas fotografias feitas por ele. Estão expostos seus trabalhos durante os atentados terroristas de 11 de Setembro, os retratos dos últimos rolos de filme Kodacrhome, e claro, as cores da manifestações da natureza humana.

E amanhã.
Chema Madoz irá te dar um nó nos olhos  com suas fotografias!

Nenhum comentário: