Tenha vícios!

Uma perspectiva com ponto centralizado da cena e a busca pela simetria de Kubrick [imagem Reprodução]

  Semana passada em meio a vários links e abas do navegador aberta, topei com o link de um vídeo compilação de cenas dos filmes do diretor Stanley Kubrick, onde mostrava sua fixação por cenas densas, simetricamente meticulosas e com o personagem ou ação acontecendo no centro da perspectiva criada pelas simetrias.
  Simplesmente pirei! Excelente trabalho do japonês Kogonada, quem editou o vídeo citado acima.
  Entrei em sua conta do Vimeo e lá, ele havia postado uma série de 4 videos com o mesmo tema na compilação, os vícios de diretores de cinema expressam em suas obras. Kogonada criou além do video acima do diretor Kubrick, as compilações com cenas de filmes de Tarantino com suas tomadas em contra-plongée - de baixo para cima -, e Wes Anderson com suas tomadas plngée de cena filmadas do alto da ação dos personagens.
  Há também a compilação de cenas do diretor de Cisne Negro, Darren Aronofsky, mostrando cenas onde o som é o elemento que se sobressai, e a compilação com cenas do ponto-de-vista peculiar de objetos inanimados e corriqueiros da série de tv Breaking Bad.
  Vendo essas cenas e analisando toda à obra destes grandes e renomados diretores, utilizando de vícios pertinentes e tão característicos de cada um, me lembro da época da sala de aula onde professores no ansêio de fomentar as mentes de seus alunos diziam [e ainda dizem] para fugir dos clichês e criar suas próprias marcas, características únicas e tão difíceis em tempos de internet onde a linha tênue entre o ser original e ser cópia é mais fina e frágil que uma teia de aranha.
  Esses videos compilação só reforça de que o aprendizado e o olhar crítico, seja na cinematografia ou na fotografia onde atuo, deve ser cada vez mais treinado e não adestrado. Praticas simples no dia-a-dia e por em prática esses vícios ou como quer que queiram chamar em projetos pessoais é totalmente válido. Sejam clichês ou não. Sejam bregas ou não. 


Nenhum comentário: