Gambiarra é o que liga ou o que conecta?

instalação de Arthur Omar na 3a Mostra 3M de Arte Digital

Dirceu Maués constrói suas próprias
 câmeras pinhole e cria filmes stopmotion
   Quem nunca fez uma gambiarra em aparelhos eletrônicos que atire a primeira pedra. Quem nunca desmontou brinquedos pra saber por dentro como funcionavam?! Pois não se desespere, isso apenas despertou seu lado cientista, seu lado artista, seu lado curioso do ser humano. Os próximos artistas foram além da curiosidade na gambiarra.

  O Instituto Tomie Ohtake apresenta entre os dias 15 de agosto e 16 de setembro a 3ª Mostra 3M de Arte Digital, que tem curadoria de Giselle Beiguelman e patrocínio da empresa americana 3M. Nesta edição, a exposição possui como eixo conceitual as “Tecnofagias” e, além de incentivar a produção artística relacionada às mídias digitais, destaca a combinação de alta tecnologia (high tech) e improvisação “caseira” (low tech) que marca o cenário nacional, como por exemplo a construção de câmeras pinhole pelo artista plástico Dirceu Maués, este mesmo administrando uma oficina de câmeras analógicas construídas artesanalmente.
   Todas as 15 obras e instalações da 3ª Mostra 3M de Arte Digital foram criadas por artistas brasileiros; entre elas se destacam as fotografias em larga escala “Ceasa” e “Aeroporto”, desenvolvidas em 2012 por Cássio Vasconcellos, a “Jukebox”, de Lea Van Steen, que possibilita ao visitante escolher um vídeo que será projetado fragmentadamente em um globo estroboscópico, e “Extremo Horizonte”, uma panorâmica com pinhole de Dirceu Maués, confeccionada para a exposição.   À parte às obras integrantes da 3ª Mostra 3M de Arte Digital, há ainda o projeto especial “Praia de Paulista”, que acontece nos dias 17 e 31 de agosto na parte externa do Instituto Tomie Ohtake. A iniciativa, desenvolvida pelo coletivo Cia. de Foto em parceria com a crítica de cinema Ivana Bentes, trata-se de uma exibição de remixes de “Terra em Transe” (1967) e outros filmes de Glauber Rocha. O diretor, aliás, é homenageado em um ensaio fotográfico e textual multimídia, intitulado “País Interior”, que também foi produzido pela Cia. de Foto.

Convite feito, bóra aproveitar! Mais fotos no Photographer Walker
3ª Mostra 3M de Arte Digital @ Instituto Tomie Ohtake
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201 (entrada pela R. Coropés), Pinheiros, São Paulo – SP
15 de agosto a 16 de setembro, de terça a domingo, das 11h às 20h

Nenhum comentário: