Essa é pra valer! Cursos e oficinas ligados à fotografia em 2013

  Esse post não é só um lembrete para mim mesmo do que eu pretendo e quero estudar este ano, mas pra quem me perguntar "OOOOUUUNN GOSXTO TANTO DE TIRÁ FOTO ONDE VC ESTUTÔEN ?!"
  Tá legal ow ~fotógrafo~, bóra dividir o conhecimento pra não se tornar um daqueles filhos da puta que não falam nem o próprio nome com medo de perder o seu lugar na área de trabalho.

  Você que está lendo esse post, você quer mesmo fazer fotografia?!
  Quer fazer o porquê? Essa é a primeira pergunta que te faço. Se a resposta for que você ganhou ou comprou uma câmerazona grande, trocou a foto do teu perfil uma foto com ela e colocou no nome de exibição Jack Photo, ou seria pelo status que você acha que isso te faz pra comer alguém...
  Cara, sái daqui agora!
  Tá, fui muito rude. Sim, é o meu jeitinho. Mas não é pra você que estou falando mesmo.
  Estou escrevendo esse post pra quem pensa que a fotografia vai agregar algo para a sua atual atividade, ou para futuramente trabalhar com isso. Investir em si próprio, não investir pra comer alguém, isso aí é consequência+competência, camarada! Pedreiro empunhando uma talhadeira soltando cantadas tem mais charme do que você segurando essa pica de câmera no modo automático.

  Existe muitos cursos, minicursos e oficinas de escolas que vocês podem aprender algo em fotografia.
  Vou listar abaixo alguns do meu interesse e outros que possam interessar aos marinheiros de primeiros clicks [acho tão piégas falar 'clicks' e termos fechados, mas é assim que você vai entender caso ainda esteja aqui querendo comer alguém com a sua câmera..].
  E antes que alguém pense e fale. Não, este não é um post patrocinado. Aqui eu falo das minhas experiências e de conversas com meus amigos e colegas fotógrafos. Só postei locais que recomendo.

Para os primeiros clicks
  Se você procura cursos de nomes e tem grana pra gastar, sugiro escolas como o SENAC, Panamericana e Anhembi/Morumbi. Tem os bacharelados de 4 anos e os técnicos feitos em 2 anos. Eu particularmente optei em estudar um técnico pelo SENAC onde pude ver os vários segmentos dentro da fotografia. Eu estudei no SENAC de 2009 a 2011 e comecei gostando de fotografar shows, fazia fotos de bandas de amigos e em shows que eu frequentava. Procurava me posicionar pra melhor mostrar em uma foto o que era ter estado naquele show. Com a fotografia de arquitetura me interessei pelas estruturas históricas, mas eram muito estáticas e daí parti para a vertente do fotojornalismo principalmente o fotojornalismo cultural, que foi onde encontrei minha paixão maior e grandes inspirações.
  Fora as escolas acima citadas, existem outras escolas com cursos também técnicos e de especializações para inicialização como o IIF, a FullFrame e a Diafragma 8.

  Existem também as opções muito bem embasadas de museus e institutos culturais que oferecem minicursos e oficinas de curta duração.
  Tem agora no início do ano cursos de inicialização em fotografia no Instituto Tomie Ohtake com workshops e cursos não só dentro da fotografia, mas de artes em geral como pintura, design e artes visuais. Tem ótima estrutura.
  O MAM [Museu de Arte Moderna - prq Ibirapuera] é uma boa opção para iniciar cursos de fotografia, ligando ótimos professores e bom espaço para aprendizado. Assim como o Tomie Ohtake, por ser uma instituição cultural, acontecer outros cursos de artes e cursos teóricos.
  Outro museu que nos últimos anos passou por reformulações em oficinas é o MIS [Museu da Imagem e do Som] que vem dando maior ênfase na fotografia e em eventos ligados a fotografia. Ótimas palestras e eventos como o FotoEscambo e o I Encontro da Reflexão na Fotografia aconteceram ano passado por lá. Busque conhecimento que lá é bem bacana.
  Para mim, o meu maior xodó dos espaços culturais com oficinas e cursos é sem dúvida a rede SESC. É muita coisa mesmo que se tem pra aprender e são um dos locais mais concorridos, pela pequena quantidade de vagas e pelos excelentes profissionais e ótimas instalações. Daí é ficar ligado nas Oficinas de Criatividade da rede SESC que você se dá bem. E também com outros cursos desde básicos de fotografia, até tecelagem passando por artes gráficas e cerâmicas.
  E SESC Consolação tem uma programação sempre trimestral com cursos de fotografia do chamado CLIC CLUBE. Visitem sempre de 3 em 3 meses para saber dos cursos e oficinas oferecidos. Tem desde os iniciantes para jovens de 10 a 100 anos, como especialidades em moda, flash, fotojornalismo, analogico, entre outros.
  No SESC Pinheiros acontecerá uma oficina sobre ENSAIOS FOTOGRÁFICOS. Bem interessante também.
  Um lugar que ainda não tive a oportunidade de fazer algum curso mas tive boas referências foram as Oficinas Culturais. Sendo da rede pública estadual, os cursos oferecidos são gratuitos e também muito concorrido.
  Em todos esses institutos e escolas, aparecem cursos em várias épocas do ano portanto, fiquem ligados nos sites e redes sociais desses institutos!

Para os 
já com certa caminhada
  Do SENAC eu comecei a procurar outros mini-cursos e oficinas em outras escolas e institutos como museus, palestras de galerias de arte e de fotógrafos renomados. Sempre bom ouvir palavras de quem já apanhou muito na profissão enquanto você ainda esta apanhando e pensando se desiste ou continua [sim, isso vai passar muito pela sua cabeça].
  Durante meu curso técnico, eu conheci as caminhadas fotográficas. Foram ótimas escolas, diria que em certos aspectos até melhores do que a acadêmica pois, era a fotografia aplicada na prática e ainda assim sem pretensão de correr atras de notas ou de reconhecimento do professor. Você se conhece fotografando e conhece os limites do seu equipamento. Claro que tem os personagens caricatos nessas caminhadas, mas são sempre válidas para aprendizado.
  Fora que você encontra grandes amizades e defronta desafios pessoais como andar com sua câmerazona na rua podendo ser assaltado por algum nóia [isso não é difícil de acontecer, mas também não é nada comum. nunca soube de assaltos dentro dos grupos de saídas fotográficas]. Das caminhadas cito as organizadas pelo jornalista Andre Douek, são as Jornadas Fotográficas da Cidade de São Paulo que todo mês acontece com alguma temática ou em algum local/bairro especifico. Tem até as saídas 24horas que são as que eu mais curto! Escolas de fotografia também tem saídas fotográficas gratuitas, basta você correr atrás de conhecimento, cara!


Para os que querem seguir além do jpg

câmera pinhole de lata com resultados em negativo e positivo
  Além das saídas e caminhadas, eu me interesso muito por palestras como falei antes, exposições fotográficas de coletivos ou individuais, por oficinas e workshops em específicos ramos da foto.
  Daí vai de você que já tá numa certa caminhada dentro da fotografia, seja como hobby ou seja como trabalho ou agregador para seus trabalhos, buscar o que te engrandece.

  Eu tenho projetos como processos alternativos em registros de imagens e fotografia analógica, procuro sempre por oficinas onde eu possa explorar esse meu lado nada imediático da fotografia. A imagem que ilustra esse post por exemplo são fotografias feitas a partir de uma câmera pinhole de lata onde se cria a imagem no papel gráfico [negativo] e depois passa para o papel, no caso canson, utilizando a técnica da cianotipia [positivo]. Eu faço muitas fotografias pinholes [tenho até arrastado minha namorada em algumas oficinas... hehehe] e fiz boas oficinas tendo como mestres Dirceu Maués, Beth Lee e Edison Angeloni. 
  Existem também as leituras de portifólio onde fotógrafos renomados avaliam algumas fotografias suas. Eu já busquei essa experiência e gostei muito da crítica recebida.
  O importante é sempre buscar por mais conhecimento.

Onde vocês vão me encontrar no começo de 2013
   No final de 2012 eu já estava de olho em mais aprendizado. Mesmo aparentemente não estar ligado com a fotografia social que ultimamente estou trabalhando, são ótimos para estimular a criatividade e outros pontos esquecidos ou adormecidos. E mesmo para largar vícios criados dentro das instituições de ensino.
  Já no mês de Janeiro estou repleto de trabalho e oficinas. Nem todas ligadas a fotografia estática por assim dizer.
  Para semana que vem, me embrenharei na cinematografia voltada para a fotografia.
  Acontece um workshop de 4 dias no MIS sobre o cinema de Quentin Tarantino, para fotógrafos e cinéfilos sabem bem que os ângulos e enquadramentos que Tarantino busca são fantástico, inserindo o espectador na cena de maneira bem tarantinesca.
  Estou num empasse entre dois cursos simultaneos que conecta, a fotografia ao cinema.
  Um é bem concorrido mas ainda há vagas [pelo menos ainda não estão esgotadas e daqui a pouco estarei verificando isso] que é a oficina QUADRO A QUADRO - Experiência de fazer pequenos filmes a partir de fotografias no CineSESC da Rua Augusta. Achei muito interessante. O outro é um workshop das 
Oficinas Culturais alí do Bon Retiro sobre Direção de Fotografia para documentário e direção. O esquema será tentar primeiro no CineSESC e acabando as vagas, partir pra inscrever no da Oficina Cultural.
  Na fotografia analógica, um curso que todo ano busco e sempre acabam-se as vagas é o de Laboratório fotográfico no SESC Pompéia. Uma ótima estrutura para revelação de negativos e professores capacitados fazem deste curso beeeem disputado. Terá a oficina de Introdução ao Laboratório Preto&Branco e terá também a oficina de Pinhole Preto&Branco com revelação. Boas oficinas pra quem já manja de fotografar com caixinhas de fósforo e quer ter a experiência de revelar os próprios rolos.
  Fevereiro já me guarda um novo curso dentro de laboratório de revelação. Será no Museu Lasar Seagall onde nunca participei, mas boas referências dizem que possúi uma boa estrutura para aprendizado em revelação.
  E em Março ainda me reservarei a iniciar uma oficina no SESC Consolação sobre Auto-Imagem com a Galeria Experiência. Será uma daquelas oficinas para estimular a criatividade presa.
  
  Vocês podem conhecer outros cursos, concursos, exposições e festivais de fotografia consultando o Calendário Cultural regularmente. É uma boa fonte de pesquisa.
  Bem, já falei demais. Fico por aqui na esperança de ter ajudado alguém ou alguens.
  Qualquer coisa que eu possa complementar ou ajudar, meus contatos estão alí ao lado.
  Até breve, bom caminho!

bóra pra rua!

Nenhum comentário: