Gigantes Estrangeiros no Minhocão


Embaixo do Minhocão
Upload feito originalmente por barretorodrigo

Idealizado pela fotógrafa Raquel Brust e pelo designer Bruno Siqueira, o projeto Giganto espalha fotos hiperdimensionadas pelos espaços de São Paulo. Desde que surgiu em 2009, após ser premiado no ProAc da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a dupla fez mais de 30 intervenções em locais singulares como as janelas de apartamentos, viadutos e muros desde que tivessem características que representassem a identidade urbana da metrópole. “A ideia era utilizar os espaços urbanos como plataforma de exibição fotográfica. Buscamos experimentar uma exposição que interage com os cidadãos e reage à arquitetura de São Paulo,” explica Raquel.

O projeto, que a princípio parecia simples, exigiu muito mais dedicação do que eles imaginavam e ao longo do desenvolvimento amigos e voluntários abraçaram a causa. “Sem eles seria impossível realizar o Giganto. Foram mais de 15 pessoas envolvidas, sem contar aquelas que ajudaram cedendo o espaço. Os registros foram nossa principal preocupação, pois faz parte da obra entender as interpretações e captar as reações.”

As fotos, impressas em grande formato, faziam parte do acervo de Raquel que as clicou fora de São Paulo e foram escolhidas conforme os locais onde seriam aplicadas. “São retratos de expressões, pessoas e seus olhares, suas histórias, suas marcas; gente que vive em um lugar bem diferente de São Paulo. Gosto de imaginar o que elas sentiriam se viessem pra cá. Escolhi fotos que possibilitavam esse confronto, esse encontro. Outras fotografias são paisagens que brincam com o cenário urbano transferindo os transeuntes a um novo espaço, a um outro tempo, criando uma nova dimensão. As fotos foram captadas em locais diversos, tais como na Amazônia e Síria”, relata.

Nenhum comentário: