Racionais no Pompéia, chegano devagá!

Racionais no Pompéia, chegano devagá!

Ingressos valendo peso de ouro. Brinquei durante a semana que até Paul McCartney e Bob Dylan estavam querendo ir ao show dos Racionais MC's. E não era pra menos. Após 3 anos de sua última apresentação na chopperia do SESC Pompéia, Brown e toda a família CosaNostra colou no palco para uma série de 3 apresentações (uma 4a apresentação extra ocorrerá logo mais com venda proibída de bebidas alcoolicas e censura 12 anos).
A casa tem uma fama boa de pontualidade em seus espetáculos, e com pouco mais de 10 minutos de atraso, com o público ainda embalado pelos sons do DJ, sobe ao palco pra preparar o campo Dj KL Jay. Daí pra começar a festa era questão de pouco tempo.
Junto de Mano Brown, Ed Rock e Ice Blue sobem ao palco a família Cosa Nostra já entoando 'Diário de um Detendo'. Pra mim foi uma bela pancada pra levantar todo o público. Me incluo nele.
Apresentação seguia com alternanças de músicas do último álbum 'Nada como um dia após o outro dia (2002)' e uma ou'tra conhecida do grande público. Público este que não contava apenas com fãs de Racionais, havia alí muitos que estavam pela primeira vez para ver um ícone do rap nacional. Me incluo novamente.
Brown é um verdadeiro MC, um Mestre de Cerimonias mesmo, um frontman que ao final das canções conversava com seus companheiros e passa mensagens para o público. E ele divaga, não é pouco. Começa em um assunto e discamba pra outros. Desde seu tempo de correria pra fazer a cena do rap, tempos escuros e obscuros segundo o próprio para, como ele "Nos anos 80 não se vìa negros na rua. Se escondiam pra não acabar numa chacina por grupos de extermínio da polícia". Mas Mano Brown alterna discursos de história sofrida com pequenas metáforas. Uma delas que inflou a 'torcida' presente foi, em meio de um de seus devaneios, citar a China como o futuro dono do mundo e "Os caras ainda trouxeram um chinês pra jogar pra eles" referindo-se à contratação do Corinthians de um jogador chinês. Ele Brown claro, por ser torcedor Santista ironizou a situação do adversário. Qeu con torcida presente nã se calou e se fez ouvir. Me incluo nesse bando de loucos!
Os Racionais são mesmo uma família, e uma grande família. Nessa sempre chama novos artistas da cena pra cantar junto. E até mesmo medalhões da música. Não foi diferente. Desde o início, Helíão cantava junto no palco. Participações de Sombra e Projota representando a nova cena do rap. E a velha guarda do swing, se pode-se assim dizer, veio com Max de Castro.
Show do Racionais é verdadeiramente pra se ver. Não mais pra se dançar. Diria eu que é até pra se pensar em certas coisas da vida. Coisas que a vida nos ensina, e nas letras desses MC's dazantiga que ficam ecoando em nossas mentes.

Shows com ingressos esgotados, mas sempre pinta umas desistências, por isso NÃO DESISTA! > http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/mostra_detalhe.cfm?programacao_id=218025

Matéria para o Radar Urbano >  http://radarurbano.com.br/2010/?p=17135
FB Photographer | Walker
+ Fotos no Flickr > http://www.flickr.com/photos/barretorodrigo/sets/72157629563111916/

Nenhum comentário: