Foram dois dias em que se discutiu, se viu e se sentiu o futuro e inovações tecnológicas ligadas ao mundo da arte. Esse foi o sentimento de quem andou pelos muros da antiga fábrica na Moóca onde aconteceu o The Creators Project São Paulo 2012.
No sábado dia 04 foram exibidos filmes como o documentário Stop The Virgens produzido por Karen O (Yeah Yeah Yeahs), o filme-show Inni da banda islandêsa Sigur Rós, e o documentário sobre LCD SoundSystem-SHUT UP AND PLAY THE HITS.
Paineis de debates como O Artista como Pesquisador com os artistas multimídia Raquel Kogan, Henrique Roscoe e Rejane Cantoni & Leonardo Crescentie (alguns destes artistas terão obras interativas no evento), e o painél A Arte do Videoclipe com Freddy Ouro Preto, Toddy Ivon e Priscila Brasil falando da dificuldade e do orgulho de fazer acontecer a cena dos vídeos de grandes artistas populares como no eletrobrega de Gaby Amarantos ou no rap dos muleques da ConeCrew foram pontos das conversas mediadas por Gaía vj da MTV.
Domingo o painél de discussão MÚSICA DIY contando com Daniel Ganjaman, Emicida e Fióte. Eles falaram da dificuldade que ainda hoje os artistas de rap e hip-hop ainda enfrentam contra a grande mídia. Como falou Fióte "O rap tá fazendo barulho na internet há 3, 4 anos e mesmo assim não somos reconhecidos pelos canais de televisão". Emicida foi além e disse " Nem 20% dos que criticam meu trabalho ouviram minhas músicas. A crítica consegue colocar a gente do rap numa caixa como se fosse o nosso lugar só alí".
No painel seguinte foi a vez da moda engajada de Oskar Metsavaht cm seu MANIFESTO A21 falando sobre moda sustentável e trabalhos da grife Osklen.
Shows como o da rapper curitibana Karol Conká e Tanlines animaram a tarde fria da galera. Nas pickups rolaram djsets comandados por Dj Nyack, Dj Fiervo, Leo Justi e Selvagem.
Entre um show, uma palestra, um set ou um filme, deu pra dar um confere nas instalações que são os picos de convergência de todo o evento. Destaque pra instalação Meditation de Minha Yang, Parede de Rejane Cantoni & Leonardo Crescentie, e rolará também a interação dos visitantes com a obra #CreatorsLive da Social Prints Studio.
Muitas coisas pra se ver e andar dão fome. Como ninguém é de ferro, a organização trouxe pro The Creators as barraquinhas gastronômicas d'O Mercado. Chefs renomados fazendo comidas rápidas pra matar a larica de quem tem fome por tecnologia + arte.
O The Creators Project é um evento que mostra a arte multimídia, organizado pela parceria Intel e Revista Vice. E o Radar Urbano junto do #PhotoWalk Barreto Rodrigo mostra tudo por aqui.
Bóra pá rua!
#photowalk