Bresson seria só mais um no seu feed

Velocista Usain Bolt foi fotografado com um raio ao fundo (Foto: Olivier Morin/AFP)
Fiquei pensando muito sobre essa imagem do fotógrafo da AFP Olivier Morin, logo após a cruzada da linha final de Usain Bolt no mundial de Moscow.
Ele, que é o cara mais rápido do mundo da atualidade e pra mim já entrou pras lendas do esporte [ caso não cague a carreira com algum escândalo de doppinng ], agora pode escolher até esta imagem pra ilustrar o álbum dos heróis do esporte.
A imagem é linda, o momento que a natureza mostra sua força com o raio ao fundo, o Bolt ali no encaixe da estrutura do estádio. Imagem pra ilustrar enciclopédias.
Parece até montagem de pós produção. Pode até ser mas as condições climáticas em Moscow eram de chuva mesmo, então não seria impossível acontecer essa imagem. Na época de Cartier Bresson e seu momento decisivo sim seria praticamente impossível. E falo o porque.
Hoje em dia os corpos de câmeras são excelentes, os sensores captam com uma qualidade impressionante. Lentes potentes, cartões de memória rápidos o suficiente pra filmagens ultra rápidas, câmeras que fazem o vídeo e depois o fotógrafo seleciona o quadro perfeito para a foto.
Não sei se foi este o caso, perguntado sobre a imagem, o fotógrafo Morin falou que mudou de lado [ aja visto os fotógrafos correndo na parte interna da pista] para captar imagens de outro ângulo, e o momento foi "sorte".
Discordo.
Tem todos os fatores:
a percepção do fotógrafo + construção da cena + equipamento de alta performance + sorte.

Fico pensando no tal 'instante decisivo' do Cartier Bresson nos dias de hoje ao ver essa imagem.
Com a tecnologia de hoje, é muito mais fácil ser um Bresson. Claro que falta o culhão pra ser fotógrafo, o estudo da imagem, estudo do equipamento, estudos e estudos.
Falta só quem tem uma ~ câmera profiça ~ não se achar um Cartier só porque fez uma foto do pingo d'água na bacia e postar no insxtá ...